segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O mito das cavernas

Platão explica o que é o conhecimento humano por meio da teoria das idéias. Esta teoria mostra o caráter idealista do pensamento platônico.
Para Platão, há dois mundos: o mundo sensível, dos fenômenos, e o mundo inteligível, das idéias. O primeiro acessível aos sentidos, é o mundo da multiplicidade, do movimento, e é ilusório, pura sombra do verdadeiro mundo. “Mas, se percebemos inúmeras abelhas dos mais variados tipos, a idéia de abelha deve ser una, imutável,” a verdadeira realidade.
Portanto, acima do ilusório mundo sensível, Um mundo das déias gerais, das essências imutáveis que o homem atinge pela contemplação e pela depuração dos que enganos dos sentidos. Essas idéias gerais são hierarquizadas, e no topo delas está a, idéia do Bem a mais alta em perfeição e a mais geral de todas: os seres e as coisas existem se não na medida em que participam do Bem. E o Bem supremo é também a Suprema Beleza. É o Deus de Platão.
Mas como é possível que certos homens ultrapassem o mundo das aparências
ilusórias? Platão supõe que os homens já teriam vivido como puro espírito quando contemplaram o mundo das idéias. Ao "decair", se "aprisionando" em um corpo (que é sempre um túmulo da alma), todos esquecem. Mas a visão (pelos sentidos) das coisas.
Através deste que é um dos principais conceitos de Platão, facilitou mais a minha compreensão da divisão Platonica entre o mundo senssivel e o munto inteligivel.
Espero ter contribuido um pouco mais para um melhor entendimeto da teoria Platonica.

3 comentários:

  1. As teoria platônica se assemelha muito as teorias de Kardec...

    Ou será o contrario?

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou passando para conhecer seu cantinho. Está bastante interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Olá...

    Adorei vc, seu jeito espontaneo, sua capacidade de interação e de lidar com os jovens... quero te conhecer e te dar uma medalha....

    att,

    Dep. federal....... São Paulo

    ResponderExcluir